19 de novembro de 2017

Doação transceptor Motorádio FA-M21 23 canais.

Vocês que curte e gosta das postagens do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês
Pessoal, este mês 3 de novembro recebi uma doação do amigo Elisalvo Farias dos Santos, Trata-se do transceptor Motorádio FA-M21 23 canais 27 Mhz em AM. Este rádio eu vendi ao amigo Elisalvo para que ele entrasse na fixa do cidadão PX, há mais de 10 anos atras, este rádio é mais velho do que eu ganhei da minha querida mãe em 1982 que comprou para mim, na Casa Esportiva cidade de Feira de Santana, veja nota fiscal e esquema, e um pouco de minha história como entrei na faixa. O meu foi novo e custou CR$ 25.000,00 (vinte e cinco mil cruzeiros), preço de avista mas a prazo com entrada de CR$ 10.000,00 (dez mil cruzeiros) e mais 3 vezes de CR$ 6.200,00 (seis mil e duzentos cruzeiros) total de CR$ 18.600,00 (dezoito mil e seiscentos cruzeiros) mais entrada ficou total de CR$ 28.600,00 (vinte e oito mil e seiscentos cruzeiros) quando algum tempo depois um amigo vendeu este mesmo rádio da foto a um outro colega que entrava na faixa naquela época era ano de 1983, ele vendeu este mesmo Motorádio por CR$ 35.000,00 (trinta e cinco mil cruzeiros) vejam vocês a diferença de um rádio novo e um usado mais caro. Pois bem esse mesmo rádio o amigo vendeu a um vizinho meu, depois na década de 90 este vizinho me ofereceu a estação completa rádio antena direcional 3 elementos e uma fonte Joãozito de 6 Amp. eu não queria só comprei por causa da antena e da fonte, o Motorádio não tinha tanto valor assim, e ninguém queria inclusive eu. Pois eu peguei este rádio e fui mexer para esticar os canais eu já fazia isso em outros que tive, e na década de 80, eu descobrir só que no seletor, eu colocava entre os canais 19 e 20 e tinha o canal 39, e ás vezes o canal 32, e 34, o processo é simples era só jampear os fios cinza e azul do termino da plaquinha do seletor de canais, então fiz esse mesmo processo neste rádio e descobrir que desligando o fio azul do seletor de canais teremos no digito vinte o canal 40, eu queria fazer mais testes para ver se colocava os 60 canais, em um destes testes, o meu ferro de soldar de 30W estava aterrando para a carcaça, e o rádio estava conectado na antena, ao ligar o ferro de soldar a carcaça ficou no fase da rede de 127 Vca e vi uma faísca sair ao tentar soldar no conector do PTT, não tive dúvida que ali eu tinha torrado alguma coisa no Motorádio, então liguei e vi que estava recebendo normalmente, ufa, pensei essa foi por pouco, que nada quando fui transmitir apertei o PTT TX, minha surpresa o PLL estava queimado o pino 9 que faz a soma do batimento de transmissão para cima 455 Khz, tinha queimado abriu, o rádio recebia em canais normais e transmitia 455 Khz abaixo, fiquei triste, na época não sabia mexer e nem tinha experiência em RTX e pouco em eletrônica, foi quando um dia eu estava modulando e a propagação aberta para nona região, encontrei um amigo da cidade de Campo Grande, Mato grosso do Sul, o PX 9D 1535, como poderia esquecer esse numeral, e seu nome, meu amigo Odenir Resquim, muitas saudades, ele se prontificou a mandar e mandou um PLL KM 5624, o qual estava com defeito, tenho até hoje guardado, modulei novamente e falei que o PLL estava ruim ele mandou outro PLL KM 5624 e mais outros PLL, meu amigo não me cobrou nada nas duas remessa, nem o correio ele quis que eu pagasse, Hoje tenho este canal (blog) para agradece-lo o grande favor e contar essa história. Muito obrigado meu amigo PX 9D 1535 Odenir Resquim. Não tive a honra de conhecê-lo, pois fique sabendo que meu amigo faleceu. 
Eu pensava em deixar o FA-M21 com 60 canais como o seu irmão FA-M61, mas não fiz por falta de tempo e logo vendi ao amigo Elisalvo que estava me cobrando sempre que me encontrava para eu vender o rádio a ele, pois ele tinha interesse em entrar na faixa dos 11 metros. Agora vou ver o que está acontecendo com o Motorádio, pois ele está com defeito e foi desprezado e meio que sucateado, mas só nos botões, dentro está perfeito como vendi. Quero agradecer ao amigo Elisalvo por me doar, sim doar porque ele não quis me vender, eu interroguei várias vezes e ele não quis me vender disse que era meu. Muito obrigado Elisalvo estou aqui relatando o que aconteceu pois é uma história a mais do Famoso Motorádio FA-M21, vou ver se consigo ressuscitar o Motorádio FA-M21, para ele voltar a ativa, ou quem sabe ser um transceptor 11 e 40 metros em AM e SSB com cara de Motorádio FA-M21, tudo é possível. Eu estou relatando esta história só para me lembrar um dia quem sabe daqui há 20, ou 30 anos afrente. Vamos as fotos.
Vejam foto de cima Motorádio e microfone original.
Frente sem botões já limpo para fotos.
Vejam microfone original ainda da para ver o nome.
Fundo do Motorádio FA-M21 e microfone original, só o soquete Phillips troquei.
Abaixo frente FA-M21 aberto para fotos internas.
Nas fotos abaixo dá para ver como fazer o chucrute para 40 canais.
Vejam como os capacitores eletrolíticos já estão meio que estufados, são originais.
Abaixo vejam o PLL KM 5624, presente do amigo Odenir Resquim PX 9D 1535.
Achei os PLLs, a direita o original que pifou, eu quebrei um pedaço para tentar recuperar.
Os da esquerda foram enviados pelo amigo Odenir Resquim.
Foto acima atualizada 10-12-2017.
Vejam o 2SC 1974, no PA RF com 5W, original, tomara que ele esteja bom.
Em zoom 2SC 1974.
Olha o TBA 810 original.
Olha esta PCI toda original com mais de 35 anos e nem parece.
Vejam como os componentes inclusive cristal era pintado de preto.
Depois de aberto seus acessórios.
Vejam abaixo auto falante original e papel de advertências manchado tinta preta.
Abaixo o FA-M21 fechado e limpo esperando pelos botoes.
Mais uma vez quero agradecer ao meu amigo Elisalvo por esta doação, fiquei muito feliz, espero que ache os botoes e vou tentar recupera-lo para ficar na minha estação, se não conseguir talvez ele ganhe uma PCI nova com mais frequências e modalidades de transmissão em AM SSB. 
Se algum dono ou técnico de oficina de manutenção de rádios transceptores na região de Alagoinhas e Feira de Santana e quiserem fazer doações de sucatas de transceptores eu agradeço muito e será bem vindo. 
Waldir Cardoso.

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Para a época ele fazia sucesso, pois um cobra 148 gtl ou DX era privilégio de rico.
      Um abraço. Boas festas e feliz Natal, próspero ano 2019.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  2. Olá, eu tenho um mas não consegui o ptt estou tentando achar um sabe de alguém que possa ter?

    ResponderExcluir
  3. Olha amigo acho que você vai ter que visitar algumas oficinas de manutenção de RTX, ou algum amigo que você modular poderá ter. Ou você mesmo poderá fazer um com o PTT do cobra 148 GTL que custa em torno de R$60,00, você troca o plug do PTT por um Phillips conhecido de 5 pinos, antes faça teste para saber como é a ligação do microfone, TX e RX, negativo, e malha do microfone que é o mesmo terra ou negativo. Pronto não vai ficar original mas você terá o mesmo microfone em transmissão.
    Um abraço, e desculpa a demora de responder.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde a todos ..esse foi meu primeiro radio ..o chucrutamento que faco nele ele fica com 85 canais total e todos na frequancia certinha ..radinho top

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok meu amigo.
      Se o senhor quiser enviar-me o chucrute e texto para que eu redesenhe e publique com o seu nome e ajuda ao blog, e aos colegas que ainda tem esta raridade em AM.
      Um abraço e muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir

Façam críticas, elogios ou comentários.